Páginas

26 de maio de 2011

Por que acordamos com mau hálito?



O mau hálito (bafo) é chamado pelos médicos de HALITOSE. Normalmente, é causado pela ação de centenas de tipos de bactérias que vivem na nossa boca se alimentando dos restos do alimento. Elas podem produzir gases como resultado da ação metabólica.
-
É culpa das bactérias também, a Xerostomia, uma secura da boca em consequencia da concentração das bactérias da saliva, o que faz com que ela evapore mais rápido do que o normal, produzindo o mau hálito forte na parte da manhã ou então após um cochilo. Durante uma boa noite de sono, chegamos a ficar mais de 10 horas em jejum. Neste tempo, nosso corpo precisa produzir energia e em períodos de jejum há pouca glicose disponível como combustível, claro! Nosso organismo então passa a queimar gorduras para produzir energia. Todo esse processo leva a produção de corpos cetônicos, substâncias com odor forte que são eliminadas pelos pulmões. É fácil perceber que toda vez que estamos com muita fome ou em longos períodos de jejum, ficamos com mau hálito. Para curar o bafo é só comer!
-
A secura da boca é um aliada ao bafo pois, a saliva é um anti-séptico bucal natural que possui substâncias antibacterianas e ajuda no enxague da orofaringe, diminuindo os resíduos de bactérias e alimentos. Quanto mais ressecada for a boca, pior é o hálito.  Assim, enquanto dormimos, não ocorre tanta liberação de saliva, então, a xerostomia é facilitada.
-
O mau hálito também pode ser resultado má higiene bucal e de doenças, como cáries, infecção de garganta entre outras. Aqui, discutimos apenas o bafo depois de uma noite de sono!


Fonte:http://diariodebiologia.com/

4 comentários:

  1. E sobre a liberação de acetato pelo pulmão devido a formação de corpos cetonicos durante a noite por causa do jejum?

    ResponderExcluir
  2. Bafo de Onça...kk... conheça as caricaturas de Salatiel Gualter www.salatielgualter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Uma pesquisa feita pela Associação Dental Britânica (British Dental Association) na Inglaterra revela que o mau hálito foi tido como a característica MENOS atraente que uma pessoa pode ter (Seguido de exalar odores ruins do corpo)!

    ResponderExcluir

Não use palavrões, e por favor mantenha o respeito. Comentários agressivos serão excluidos.


Get your own Chat Box! Go Large!
Para colocar seu nome no xat, basta clicar sobre o botao verde correspondete ao seu nome, abrira uma caixa, apague o e coloque seu nome