Páginas

18 de fevereiro de 2011

Como responder ás perguntas em uma entrevista de emprego



Quando você é entrevistado para um emprego, você quer passar o seu melhor, e mostrar que é um bom partido para a posição. Mas não se esqueça que, ao mesmo tempo, você também quer descobrir o máximo que puder sobre a empresa, para ver se é um bom negócio para você, também. Tem que ser uma dupla investigação! Você pode encontrar mais informações, e aprofundar o que temos neste artigo, no excelente Ultimate Guide to Job Interview Answers. (Guia Definitivo de Respostas para Entrevista de Emprego)..
Aqui estão algumas dicas para ter em mente da próxima vez que você precisar responder perguntas de entrevista de emprego:
•    Faça o trabalho de casa com antecedência. O primeiro passo para aprender a responder perguntas na entrevista de emprego é fazer sua lição de casa antes da entrevista. Isso irá ajudá-lo a conhecer o que a empresa faz, e como eles funcionam. Isso ajudará também a você se sentir confortável quando responder às perguntas sobre suas habilidades, e irá beneficiar o empregador. Se a empresa tem um site, é sempre uma boa idéia visitá-lo antes da entrevista, assim você ficará o mais preparado possível.

•    Tente ficar o mais descontraído que puder. Uma das mais óbvias dicas para a entrevista de emprego é tentar manter a calma. Dar uma caminhada, ou ler um livro, ajuda você a se sentir à vontade. Faça isso antes da entrevista de emprego, assim você estará melhor quando a pressão for imposta..

•    Lembre-se que a pessoa que está entrevistando você também é humana. Ela também pode estar nervosa por ter de encontrar você. Ter isso em mente pode ajudar a manter as coisas em perspectiva.

•    Admita se você estiver nervoso. Se você se sentir um pouco nervoso por causa da entrevista, e têm medo de demonstrar, não tenha medo de admitir isso para o entrevistador. Às vezes, dizer que está nervoso pode ser um bom quebra-gelo. Uma vez que você encare o sentimento, você pode ver que não é tão forte.

•    Seja simpático. Você não vai querer parecer tão rígido e formal que sua personalidade não possa se revelar completamente. Sempre mantenha uma aparência agradável.. Se você é descontraído, gosta de brincar um pouco, e estiver se candidatando a uma posição em vendas ou serviços ao cliente, onde isto seria uma vantagem.. Deixe que o entrevistador tenha um vislumbre disto.. Mas, claro que você vai querer permanecer um profissional.

•    Não se esqueça de onde você está. Apesar de estar confortável com o entrevistador ser uma coisa boa, ficar muito casual não é. Não queira ser muito falador ou informal, ou compartilhar muita informação pessoal. Este conselho de entrevista pode ser um desafio se você sentir uma empatia imediata com a pessoa que vai entrevistá-lo, mas você ainda precisará permanecer profissional.

•    Mantenha-se focado e tenha sua meta em mente. Você está reunido com o entrevistador, porque potencialmente deseja o emprego, então, responda às perguntas com este propósito em mente. Por exemplo, se a entrevista pede-lhe para descrever uma situação em que você teve de resolver um problema, use um exemplo que de alguma forma demonstre o seu valor para a sociedade.

•    Seja flexível. Às vezes, as entrevistas não seguem como foram planejadas. Portanto outra de nossas dicas é que se o entrevistador deixar você esperando por um longo período de tempo ou fizer perguntas que você não esperava, pegue a onda, e mostre-lhe que é adaptável a diferentes situações.

•    Evite respostas simples do tipo sim e não. Quando um empregador fizer uma pergunta, tente ser específico e dar-lhe alguns exemplos, para complementar suas respostas com detalhes

•    Tome cuidado para não parecer muito artificial. Pense um pouco em suas respostas, e seja honesto. Não basta dizer o que ele quer ouvir.

•    Transforme negativos em positivos. Muitos entrevistadores pedem para descrever suas maiores fraquezas. Se este for o seu caso, esteja preparado com algo que possa ser usado como uma fraqueza, mas que realmente poderia ser benéfico para o emprego em questão. Por exemplo, se a tarefa exige chamadas aos clientes em potencial, você poderia falar que o seu ponto fraco é que você simplesmente nunca desiste, mesmo quando as coisas parecem sem esperança. Este seria um bom traço em um trabalho que requer determinação.
Fatima Calado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não use palavrões, e por favor mantenha o respeito. Comentários agressivos serão excluidos.


Get your own Chat Box! Go Large!
Para colocar seu nome no xat, basta clicar sobre o botao verde correspondete ao seu nome, abrira uma caixa, apague o e coloque seu nome