Páginas

15 de março de 2011

Quaresma, qual o sentido?

Muito se ouvi falar do carnaval, mais quando este acaba, pouco se fala do período quaresmal, as pessoas só lembram da páscoa por causa dos chocolates e ovos de páscoa, mas enfim, qual o sentido da quaresma?

Os cristãos do mundo inteiro vivem atualmente o período da Quaresma. Trata-se de um tempo em preparação à Páscoa, que marca a ressurreição de Jesus Cristo e a vitória do bem sobre o mal, da vida sobre a morte, da libertação dos grilhões do pecado.
A Quaresma é um tempo de reflexão e sacrifícios. Antes do triunfo da ressurreição, o Nazareno teve de enfrentar situações de extrema angústia, violências físicas e humilhações. É para meditar nas dores de Jesus e no sacrifício que fez pela humanidade, que somos convidados a experimentar este período.
Na prática, significa hoje dar um tempo nas baladas. Deixar aquela churrascada para outro dia. Fazer um esforço maior para freqüentar as missas e até mesmo buscar uma confissão, refletindo talvez sobre hábitos e atitudes que possam estar prejudicando nossa vida particular e o relacionamento com os outros.
Muita gente buscar fazer sacrifícios quaresmais, abstendo-se de algo que goste muito. O cidadão que adora uma cervejinha depois da janta, cancela este pequeno prazer durante a Quaresma, em reconhecimento ao sacrifício de Cristo. A mocinha que adora roupas novas, deixa de comprá-las também.
O dinheiro não gasto em compras e cervejinhas é então repassado a entidades beneficentes. Sem dúvida um gesto de caridade que agrada imensamente o coração de Deus. Algo oriundo de uma intenção sem dúvida nobre e que nos aquece por dentro.
Cada um sabe o seu limite. Deus não quer ninguém prejudicando a própria saúde ou a vida familiar por conta de uma promessa quaresmal. Trata-se apenas de rezar mais, pensar mais, agir mais em favor dos necessitados, cuidar mais da alma que do corpo ou do bolso.
Isso tudo, claro, para quem acredita. Os que não praticam a mesma fé têm o direito de não concordar e não levar em conta o período da Quaresma. Assim como têm o dever de respeitar aqueles que assim o fazem.

10 comentários:

  1. Uma correção a Pascoa ñ celebra a ressurreição de Cristo e sim a libertação do povo do Egito, fiquem com Deus...

    ResponderExcluir
  2. A PAZ de CRISTO, no AT o significado da pascao realmente era esse...libertação. Com a ressurreição do CRISTO vivemos algo muito maior a libertação dos laços da morte e do poder do maligno.

    ResponderExcluir
  3. Onde na Biblía tem base para essa prática, me indiquem por favor, ou é uns dos muitos ritos pagãos importados por Constantino quando obrigou os povos a aderirem a igreja que ele criou ?

    ResponderExcluir
  4. foda-se a quaresma, eu quero eh chocolate.o resto eh besteira

    ResponderExcluir
  5. bando de asnera sem sentido....religião o mal dos males...a biblia manda que mate quem trabalha aos sabados, garotas que não são virgens ao casamento, jovens malcriado, gays, lésbicas etc etc...e tem gente que essa porra se trata de compaixão e amor
    DEUS EXISTE???
    isso eu não sei provavelmente não mas tenho certeza que essas coisas como pascoa natal quaresma e bça bla bla não são idéia nem do agrado dele
    mente para si msm que dis que é

    ResponderExcluir
  6. Católico diz: que a quaresma é um tempo de conversão, de tentar mudar de vida, mostra os 40 dias que Jesus Cristo passou no deserto e a pascoa no antigo testamento significava a libertação do povo de Deus no Egito, mas no novo testamento é a Ressurreição de Jesus Cristo, ou seja, a libertação do povo de Deus, mas agora é do livres do pecado!
    E a Igreja Católica Apostolica Romana foi fundada por Jesus Cristo, o Deus vivo.
    Que Desu abençoe todos!

    ResponderExcluir
  7. Não concordo quando se diz que quem não acredita tem o dever de respeitar. "Dever" se refere a obrigação, e ninguém é obrigado a nada, não é isso que seu deus diz? livre arbitro, direito de escolha, é tudo farinha do mesmo saco.
    Respeitar é uma questão de bom senso e não de obrigação.

    ResponderExcluir
  8. Mas ateus de comentários de blog são uma ignorancia só ¬¬ dão até vergonha para os ateus de respeito que estudaram a fundo antes de negarem a Deus.
    -------------------------
    A quaresma não é feita para Deus, é feita para nós mesmo. É um periodo de meditação, abstimencia de 'vicios' e auto controle. Para lembrar a nós cristãos que a alma deve ser mais forte que a carne.

    Se não faz antes da pascoa, não tem problema, o importante é ter esse periodo de concentração.

    ps: sr anonimo revoltado sem motivos =3
    Se é um bando de asneira, pelo menos tenha a coerencia de não comemorar a pascoa. Qualquer coisa que te derem e desejarem 'feliz pascoa' passe adiante =3 afinal é um bando de asneira sem sentido

    Nenhuma dessas datas são feitas para Deus. Todas elas são feitas para nós refletirmos sobre como levamos nossas vidas e como as escrituras dizem que Jesus ensinou a levar =3

    ResponderExcluir
  9. Na verdade as pessoas não tem conhecimento da biblia, então comentam akilo ki le vem a cabeça, quando falamos de quaresma acham ki inventamos esta data, mas nao vou dar uma aula de catekese a ninguem se kiserem saber procurem antes de dizer kualker asneira e se nao acreditam em Deus e acham ki esse post é bobagem, eu pergunto ta fazendo o ke aki? a vai procurar um post ki fale de ciencia e ki explique as leis da gravidade ou como a terra surgiu...

    ResponderExcluir
  10. É verdade meu amigos, ou você seguem a Deus o se ferra no fogo do inferno e, se acreditar no inferno...amigos, só digo uma coisa Deus estar voltando, preparem-se. Leia o livro de são joão profecia do apocalipse.
    Que Deus abençoe todos vcs meus amigo, pois estou me preparando!

    ResponderExcluir

Não use palavrões, e por favor mantenha o respeito. Comentários agressivos serão excluidos.


Get your own Chat Box! Go Large!
Para colocar seu nome no xat, basta clicar sobre o botao verde correspondete ao seu nome, abrira uma caixa, apague o e coloque seu nome