Páginas

14 de julho de 2011

Como calcular o IMC

Há muito já virou obrigatoriedade todos que iniciam uma dieta para emagrecer procurar como calcular o IMC para saber se está ou não “gordinho”. O cálculo do IMC Serve para saber seu estado nutricional e quantos quilos irá precisar perder para atingir seu peso ideal.
O Índice de massa corporal (IMC) é um parâmetro muito utilizado em avaliação nutricional por ser prático, rápido e barato, principalmente em países menos desenvolvidos, justamente por não ser caro, basta uma balança e um estadiômetro.
Para calcular seu IMC é muito simples, basta você utilizar a fórmula abaixo:
IMC = Peso (kg) / Altura (m) ²
Veja abaixo a tabela de IMC e confira como está seu estado nutricional, segundo a OMS (para adultos):
< 18,5 - Desnutrição
18,5 - 24,99 - Normalidade
25 - 29,99 - Sobrepeso
30 - 34,99 - Obesidade grau I
35 - 39,99 - Obesidade grau II
> 40 – Obesidade grau III
Embora ainda muito utilizado ,o IMC hoje não representa um parâmetro tão eficiente, por não conseguir nos dizer muita coisa em relação a composição corporal.  Para isto, seria melhor o método de bioimpedância, no qual pode-se identificar a quantidade de gordura, água e massa magra, já que o simples cálculo do IMC pode falsamente diagnosticar como sobrepeso uma pessoa com quantidade de massa muscular (massa magra) elevada, como os atletas.
Veja também como calcular o IMC infantil, pois os parâmetros são outros, precisa-se de uma tabela específica.
Para calcular o IMC de idosos os parâmetros são um pouco maiores, pois considera-se satisfatório esse grupo populacional possuir um pouco mais de reserva para alguma eventualidade de doença, já que eles estão mais susceptíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não use palavrões, e por favor mantenha o respeito. Comentários agressivos serão excluidos.


Get your own Chat Box! Go Large!
Para colocar seu nome no xat, basta clicar sobre o botao verde correspondete ao seu nome, abrira uma caixa, apague o e coloque seu nome